terça-feira, 20 de março de 2007

Sua história


A primeira transmissão da Rádio Bandeirantes de São Paulo deu-se em 6 de maio de 1937. A partir daí, sob o comando João Jorge Saad, um empresário com grande espírito empreendedor, o Grupo Bandeirantes cresceu para tornar-se um dos mais importantes conglomerados de comunicação do Brasil, com emissoras de rádio (AM e FM) e de televisão cobrindo todo o território nacional e com um padrão de programação reconhecido por sua qualidade e importância, que já faz parte do cotidiano de milhões de brasileiros.
A RÁDIO BANDEIRANTES FM iniciou suas transmissões em São Paulo, no mês de outubro de 1975. Naquela época, muitos de seus horários apenas reproduziam a programação do AM. Sua operação independente começou de forma efetiva em 1976, com um perfil baseado em MPB, rock, soul e jazz. Em 1978 a empresa realizou um grande investimento, apostando no sucesso da nova faixa de freqüência. Foram adquiridas novas mesas de som, transmissor em estéreo, cartucheiras etc. A partir de setembro de 1979, a BANDEIRANTES FM passou a transmitir com 50 kW de potência, sendo sintonizada num raio de aproximadamente 100 km da sua antena, na região da Grande São Paulo. Rapidamente a sua audiência cresceu, até alcançar a liderança dos índices paulistanos.
Em 1983, em busca de um perfil mais popular e seguindo as tendências do gosto popular da época, a BANDEIRANTES FM adotou um modelo de programação baseado na música "black". Foi nesse período que programas como o Baile da Band, o Charm Dance, o Som da Massa e o Black in Love tocavam músicas do funk, soul e pop. A busca de um modelo mais brasileiro ocorreu em 1990. Desde então e já com o nome de BAND FM e a sua atual logomarca, a emissora assumiu um perfil de programação que é mantido até hoje, baseado em sucessos do pagode, da música sertaneja, do axé e do pop nacional e internacional, tudo isso combinado com shows, promoções e eventos exclusivos, muita integração com os ouvintes e com os artistas, que participam continuamente da programação. A BAND FM orgulha-se de possuir um perfil popular, porém mantendo um público com excelente nível de qualificação, o que é atestado pelas pesquisas de audiência. Também foi em 1990 que a BAND FM, seguindo sua tradição de pioneirismo e inovação, inaugurou uma nova era para o rádio brasileiro. De acordo com a revista Mídia & Mercado, a BAND foi a primeira emissora FM a realizar uma transmissão Via Satélite, o que se deu em 25 de setembro. Este novo modelo de operação para o rádio, baseado na geração do sinal e sua retransmissão em tempo real, em estéreo e via satélite para todas as praças onde existem afiliadas da REDE BAND FM SAT, implicou numa verdadeira revolução para o rádio. A programação via satélite da BAND reserva espaços para a prestação de serviços e as entradas prublicitárias locais. Em março de 1995, foi implantado um sistema de operação digital, aperfeiçoando tecnicamente o sistema existente. A cobertura de shows e as promoções que todos os dias distribuem prêmios para os ouvintes, já se tornaram marca registrada da emissora. Outro ponto forte é sua grande capacidade de lançar e consolidar os talentos da música. Artistas e grupos como o Só Pra Contrariar, Ivete Sangalo, Zezé di Camargo & Luciano, Mamonas Assassinas e P.O. Box, entre outros, devem parte de seu sucesso à força que a BAND FM deu para suas carreiras. Em termos técnicos, a BAND realiza contínuos investimentos para aperfeiçoar a qualidade de seu som e sua potência de sinal. Em janeiro de 1999 foram inaugurados seus modernos transmissores, instalados em sua moderna torre, na Avenida Paulista, que irradiam a maior potência da América Latina: 200.000 watts.
Hoje, a REDE BAND FM é uma marca presente em cerca de 37 mercados brasileiros, sendo a rede via satélite que mais cresce no Brasil. Seu slogan, NA BAND É BOM DEMAIS, traduz um estilo de programação leve e descontraído, onde artistas e ouvintes se sentem à vontade. E para a equipe BAND este slogan não são só palavras: locutores, programadores, produtores e técnicos trabalham para levar a seus ouvintes muita alegria, emoção e a cumplicidade de quem se encontra todos os dias por meio de um aparelho de rádio.